CANA-DE-AÇÚCAR – Alternativa ao plástico

CANA-DE-AÇÚCAR – Alternativa ao plástico

A cana-de-açúcar é um grupo de espécies de gramíneas perenes altas do género Saccharum, tribo Andropogonegae, nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia e utilizadas principalmente para a produção de acúcar e etanol.

Embora esta planta tenda a estar relacionada apenas com a fabricação de açúcar, muitos produtos podem de facto ser obtidos a partir do processamento direto da cana ou dos seus subprodutos.

Ao processar a cana-de- açúcar, os produtores espremem as bengalas para obter a matéria-prima para preparar o açúcar. As bengalas espremidas são um produto residual que não era utilizado antes.

Com esse bagaço, que não é mais que o resíduo sólido resultante do processo de compressão para a retirada do sumo da cana, são agora criados novos produtos, incluindo artigos que apoiam a indústria hoteleira e de restauração, tais como pratos, copos, taças, bandejas e embalagens entre outros.

Ao contrário do plástico, que pode levar até 150 anos para se degradar, estes tipos de produtos de cana de açúcar são 100% biodegradáveis. Estima-se que em apenas 180 dias se decomponham e se juntem ao ambiente de uma forma completamente natural.

Assim, as embalagens de cana-de-açúcar tornaram-se a grande alternativa ecológica aos recipientes de plástico clássicos. Sendo biodegradáveis, são as embalagens alimentares mais ecológicas que se podem encontrar hoje em dia no mercado de descartáveis.

Neste pequeno artigo dizemos-lhe como são fabricados os recipientes de cana-de-açúcar, e também algumas das suas propriedades que explicam porque é que as embalagens descartáveis são já em muitos países os mais escolhidos pelas empresas de take-away.

Como foi referido anteriormente estes são recipientes 100% ecológicos feitos a partir dos restos da planta da cana- de-açúcar (bagaço), que é deixado após a extracção do sumo do açúcar. O seu processo de fabrico é o resultado de uma fórmula ecológica e sustentável, uma vez que a sua origem é vegetal. O processo de fabrico é completamente natural e pode ser facilmente eliminado.

O resultado é uma embalagem biodegradável que não prejudica o ambiente e tem grande força e qualidade. São o que é vulgarmente conhecido como amigo do ambiente. Por outras palavras, não têm um impacto negativo na natureza, quer quando são fabricados, quer quando são eliminados.

A grande característica do material natural de que é composto é que permite uma rigidez na sua estrutura que os torna muito práticos e seguros. Além disso, todos eles têm um bom acabamento que permite isolar a temperatura exterior e evitar que o líquido seja derramado. Suportando temperaturas elevadas e sendo resistentes, permitem o transporte de alimentos frescos e quentes tornando-as ideais para o negócio do take-away ou entrega de refeições. Muitas delas já têm tampa articulada e existe nalguns casos a possibilidade de adicionar uma tampa por conveniência.

Se é uma daquelas pessoas que gosta de contribuir para o ambiente e procura formas de reduzir a sua pegada no planeta e/ou se está a pensar em como escolher a melhor embalagem descartável para o seu negócio, é importante que valorize a opção de embalagem ecológica descartável de cana-de-açúcar, pois esta é uma excelente opção.

Share this post


Open chat
FALE CONNOSCO
Olá,
Podemos ajudar?