Embalagens de plástico e o micro-ondas
Sabia que:
Na base das embalagens de plástico, existe um triângulo de setas com um número dentro? Sabe o que indica?
Existe uma gama enorme de embalagens fabricadas em diversos tipos de plástico, de diferentes tamanhos, cores e preços. As embalagens de plástico são muito utilizadas devido à praticidade que oferecem, para armazenar e transportar alimentos. São leves, flexíveis e fáceis de usar, mas são os recipientes que apresentam maior risco de contaminação, quando comparados com as embalagens de vidro ou mesmo de alumínio (leia a nossa publicação sobre o alumínio e como o usar no micro-ondas), pois possuem uma série de compostos químicos, substâncias tóxicas (a mais preocupante é o BPA ou bisfenol-A) que não ficam apenas no material plástico e passam para o alimento ou bebida contida no recipiente. Se a embalagem for levada ao micro-ondas para aquecimento, a quantidade da substância tóxica aumenta e é libertada de forma mais rápida que o normal.
Mas como saber se as embalagens são realmente seguras?
Uma maneira de diferenciar os vários tipos de plástico é observando o símbolo da reciclagem; um triângulo de setas, geralmente encontrado na base dos recipientes. Dentro desse triângulo há, por vezes, um número que indica o tipo de plástico do qual o recipiente é feito. Além de conferir o número marcado, é importante verificar se a embalagem possui o símbolo de copo e garfo no fundo, o que significa que o material está apto para o contacto com alimentos.
Não são seguros no micro-ondas: 3, 6, 7
Ainda que o número dentro do símbolo de reciclagem não determine definitivamente se o plástico é necessariamente reciclável, ele especifica definitivamente se pode ir ao micro-ondas. Evite colocar os tipos 3 PVC, 6 poliestireno e 7 policarbonato. Eles são potencialmente cancerígenos e podem libertar na comida o Besphenol A, uma toxina potencialmente mortal.
Às vezes são seguros: 1, 2, 4
Tenha cuidado com os tipos 1 polietileno tereftalato, 2 polietileno de alta densidade e 4 polietileno de baixa densidade. Esses tipos são seguros para uso em micro-ondas quando reforçados com fortificadores químicos que previnem que o plástico derreta. Esses plásticos são misturados para criar recipientes de iogurte ou margarina, que definitivamente não podem ser utilizados no micro-ondas. Os tipos 1, 2 e 4 são seguros no sentido que são resistentes ao calor e não derreterem, não por serem seguros quando quentes e em contacto com a comida.
O melhor: 5
O tipo 5 polipropileno é frequentemente etiquetado com “seguro para micro-ondas”. Esse plástico é forte e resistente ao calor, e permanece transparente mesmo quando exposto ao molho de tomate. Quando recém retirado do micro-ondas, ele permanece frio. Se usar este tipo de recipiente no micro-ondas, quando ele começar a entortar ou a demonstrar sinais de uso, o dano e o risco aumentam; nessa altura, não continue a utilizá-lo nem no micro-ondas nem na máquina de lavar-loiça.
Adaptado do artigo da Nutricionista Tainá Lopes da Silva
Recomendamos também a leitura do seguinte artigo:
Utilização de Plásticos no Microondas